IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Portugal x Espanha (3 - 3) | 15-06-2018 | 19H00


Portugal começou a sua cruzada no Mundial 2018 com um empate promissor a três bolas contra a sua congénere Espanha. A RTP1 foi o canal de sinal aberto que transmitiu o jogo, registando uma audiência média de mais de 2,8 milhões de telespectadores e um share de 72.5%.

Com a transmissão desta partida, a RTP1 ultrapassou a TVI em termos de share, tornando-se a número um no dia 15 de junho.

Já a Sport TV1, que também transmitiu o jogo, apresentou um crescimento do share em +0.5 pontos percentuais, terminando o dia 15 de junho com o share total de 0.8%.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 4,6 milhões
Audiência Média(#): 2,8 milhões
Audiência Média(%): 28.7
Share(%): 72.5


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 79 mil
Audiência Média(#): 34 mil
Audiência Média(%): 0.4
Share(%): 0.9

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial 2018

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

MINUTO-A-MINUTO: RTP1

Portugal x Espanha com audiência máxima de 3,5 milhões de telespectadores

No minuto-a-minuto da partida entre países vizinhos, as audiências foram aumentando à medida que o jogo foi progredindo. O golo madrugador da Seleção Portuguesa, apontado pelo capitão Cristiano Ronaldo aos quatro minutos, provocou um interesse adicional aos telespectadores. Na primeira parte, assistiram à partida uma audiência média de cerca de 2,6 milhões de telespectadores, contrastando com a segunda parte, vista por mais de 3 milhões de portugueses. O momento do livre marcado por Cristiano Ronaldo, já perto do apito final, foi o mais visto de toda a partida, onde mais de 3 milhões e meio assistiram à celebração do golo que conseguiu o empate à Seleção Portuguesa.

Audiências minuto-a-minuto | Portugal vs Espanha


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O primeiro jogo da Seleção Portuguesa no Mundial 2018 teve um público mais transversal comparativamente aos restantes jogos desta modalidade. Este perfil, mais heterogéneo, contrasta com os restantes jogos, que mantêm um perfil habitualmente mais masculino e ligeiramente mais velho.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

COMPARATIVO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO

Comparativamente às primeiras partidas das últimas grandes competições internacionais, o jogo entre Portugal x Espanha ultrapassou, em termos de audiência média, o jogo do Mundial 2010 entre Alemanha x Portugal mas não superou a estreia da Seleção no Euro 2016, em que o empate entre Portugal x Islândia ultrapassou os 3 milhões de telespectadores.

Comparativo com campeonatos anteriores em canal aberto


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

A EPAL e o Continente (Patrocinador Oficial da Seleção Nacional) foram as marcas que mais investiram nos breaks publicitários do jogo, correspondendo a 19% do total de investimento publicitário a valores tabela. Neste top 10, destaque ainda para a presença de MEO, Placard e Hyundai.
O Top10 de investimentos para esta partida representou cerca de 55% do total de investimento publicitário.

Top 10 Marcas - Jogo Portugal x Espanha - RTP1


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x Espanha na RTP1.