IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Croácia x Inglaterra (2 - 1)* [*Após prolongamento]| 11-07-2018 | 19H00

A Croácia, equipa sensação do Mundial 2018, quebrou todas as expectativas e chega à final da competição ao vencer a Inglaterra por 2-1, após a partida ter ido a prolongamento. A equipa treinada por Zlatko Dalic começou a perder mas conseguiu inverter o resultado do jogo, numa reviravolta histórica. O encontro foi transmitido em direto pela RTP1 e atingiu uma audiência total de 3,1 milhões de telespectadores, superando neste indicador a partida da outra meia final, que opôs a França à Bélgica. Em média, o jogo foi visto por 1,4 milhões de portugueses, ou seja, 43.5% das pessoas que estavam a assistir à partida no lar. De referir que este jogo entrou diretamente no Top 10 de jogos mais vistos em termos de audiência média, ficando atrás dos jogos de Portugal e do apuramento da França para a final do Mundial 2018.

O Croácia x Inglaterra foi transmitido em simultâneo na Sport TV1 e registou uma audiência média de 42 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 1.3%.

RTP1 ultrapassa SIC e aproxima-se da TVI no share total dia

Com a transmissão do penúltimo jogo do Mundial, entre Croácia x Inglaterra, a RTP1 aumentou em +5.7 pontos percentuais o seu share total dia face à média do mês de maio e +4 pontos percentuais comparativamente à média do mês de junho, atingindo 20.3% de share. Com estes resultados, a estação pública ultrapassa a SIC, que perdeu neste dia -2.2 pontos percentuais face à média do mês de maio. De mencionar ainda que este jogo foi o programa mais visto do dia, ficando à frente das telenovelas da TVI e da SIC.

No comparativo entre as meias finais do Euro 2016 e do Mundial 2018, observa-se que em termos de audiência média e share, os jogos das meias finais do Mundial 2018 apresentaram resultados inferiores. A presença da Seleção Portuguesa na meia final do Euro 2016 alavancou as audiências desse jogo, que atingiu uma audiência média de 3,7 milhões de telespectadores. Já o Alemanha x França do Euro 2016 também teve uma audiência média elevada (2,5 milhões de telespectadores), comparativamente aos jogos desta edição do Mundial, em virtude de estarem em confronto duas seleções com grande histórico nas grandes competições internacionais e por conhecer a equipa que iria defrontar Portugal na final do Euro.

Com a ausência da Seleção Nacional, o interesse dos telespectadores portugueses é menor, com os jogos das meias finais do Mundial 2018 a registarem audiências semelhantes, inferiores às do Euro 2016. O França x Bélgica apresentou uma audiência média de 1,5 milhões e o Croácia x Inglaterra 1,4 milhões.



Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 3,1 milhões
Audiência Média(#): 1,4 mil
Audiência Média(%): 14.6
Share(%): 43.5


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 126 mil
Audiência Média(#): 42 mil
Audiência Média(%): 0.4
Share(%): 1.3

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial 2018

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


Analisando o minuto-a-minuto do jogo Croácia x Inglaterra, verifica-se que o interesse do jogo pelos portugueses foi aumentando à medida que a partida se desenrolava. Na primeira parte, o jogo registou uma audiência média de 1 milhão de telespectadores. Este valor foi aumentando na segunda parte, onde se atingiu uma audiência média de 1,5 milhões. Já no prolongamento a audiência média superou os 1,8 milhões de telespectadores e atingiu um share de 46.3%.
O pico de audiências deu-se nos momentos finais do prolongamento, onde a Croácia conseguiu segurar a vantagem e carimbar o passaporte para a final, a realizar em Moscovo no próximo domingo, contra a França.

Audiências minuto-a-minuto | Croácia x Inglaterra

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1



O perfil do telespectador do jogo que definiu o último finalista da competição está em linha com os restantes jogos transmitidos em sinal aberto, uma vez que o seu público foi na sua maioria masculino e com mais de 45 anos.

Perfil do Jogo vs População

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto