IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

França x Croácia (4 - 2) | 15-07-2018 | 16H00

O jogo da final do Campeonato do Mundo 2018 entre a França e a Croácia definiu uma nova seleção campeã do mundo. A França venceu a surpreendente seleção croata por 4-2, numa partida emotiva, onde cerca de 3 milhões de portugueses assistiram ao encontro transmitido em direto na RTP1, pelas 16 horas. Em média, assistiram à final cerca de 1,5 milhões de telespectadores, ou seja, cerca de 52.2% das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar. Os seis golos apontados durante o encontro foram motivos mais que suficientes para agarrarem os portugueses à televisão. A final da competição foi o 5º jogo mais visto de todo o Mundial, ficando apenas atrás dos jogos da Seleção Nacional.

A Sport TV1 transmitiu em simultâneo esta partida, registando uma audiência média de apenas 15 mil telespectadores e um share de 0.7%. Esta transmissão da Sport TV1 foi apenas a 90º de 100 transmissões de jogos do Mundial, repartidos pela RTP1, SIC, Sport TV1 e Sport TV2.

O derradeiro jogo do Mundial 2018, que consagrou a Seleção Gaulesa como campeã do mundo 20 anos depois, foi o 17º programa mais visto do ano. No dia da sua transmissão, a RTP1 registou um aumento de share de +5 pontos percentuais face à média do mês de maio e de +3.3 pontos percentuais face à média do mês de junho. Mesmo com a emissão de um jogo desta importância, a RTP1 não conseguiu liderar o dia em termos de share, ultrapassando apenas a SIC.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 3 milhões
Audiência Média(#): 1,5 milhões
Audiência Média(%): 15.6
Share(%): 52.2


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 77 mil
Audiência Média(#): 15 mil
Audiência Média(%): 0.2
Share(%): 0.7

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial 2018

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

COMPARATIVO DE AUDIÊNCIAS DAS FINAIS DO MUNDIAL 2014, 2018 E EURO 2016

A final entre a França e a Croácia foi a menos vista entre as finais do Mundial 2014 e Euro 2016. Esta última foi a que registou uma audiência média superior, ao ultrapassar os 3,6 milhões de telespectadores, justificada pela presença da Seleção Portuguesa no derradeiro jogo da competição. Por seu turno, a final do Mundial 2014 transmitida pelas 20h na RTP1 registou uma audiência média de 2,6 milhões de telespectadores, contrastando com a final do Mundial 2018, que não passou dos 1,5 milhões. Esta performance justifica-se pelo horário de transmissão aliado ao menor mediatismo que este jogo gerou face aos restantes.

Comparativo de audiências das finais do Mundial 2014, 2018 e Euro 2016

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


Analisando a final do Mundial 2018 ao minuto, observa-se que o interesse do telespectador pelo jogo foi crescente ao longo da primeira parte. Os três golos apontados neste primeiro tempo mantiveram os telespectadores sintonizados na RTP1, que registou até ao intervalo uma audiência média de 1,4 milhões e um share de 50.8%. Na segunda parte, somaram-se mais três golos e as audiências subiram ligeiramente, registando-se uma audiência média de 1,8 milhões de telespectadores e um share de 58.3%. O ponto alto da partida deu-se quando já todos esperavam pelo apito final, onde 1,9 milhões viram os festejos da Seleção Francesa.

Audiências minuto-a-minuto | França x Croácia

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O perfil do telespectador português que visionou a final do Mundial 2018 entre a França e a Croácia esteve em linha com os restantes jogos transmitidos ao longo desta competição, sendo o público, na sua maioria, masculino e com mais de 45 anos.

Perfil do Jogo vs População

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Continente foi a marca que mais investiu nos breaks publicitários no jogo da final

A marca Continente, patrocinadora oficial da Seleção Nacional, foi a marca que mais investiu (a valores tabela) nos breaks publicitários do jogo que decidiu o vencedor desta edição do Mundial, perfazendo 18% do investimento total. A fechar o Top 3 de marcas estão Placard.pt e NOS.

De destacar ainda a presença de Hyundai e FIFA, marcas patrocinadoras da competição.

Top 10 Marcas

Jogo França x Croácia - RTP1


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto