A França levantou pela segunda vez na sua história o troféu de campeã do Mundo, nesta que foi a 21ª edição do Mundial de Futebol, realizado na Rússia. Entre 14 de junho e 15 de julho foram disputados 64 jogos, num total de 100 transmissões televisivas partilhadas pela RTP1 (28 jogos), SIC (8 jogos), Sport TV1 (56 jogos) e Sport TV2 (8 jogos).
No comparativo das audiências entre o Mundial 2014 e 2018 e Euro 2016, verifica-se que os jogos em que participa Portugal são os mais vistos face aos restantes. Contudo, nesta edição do Mundial, observa-se um decréscimo de audiências nos três indicadores representados no gráfico, principalmente quando não joga a Seleção Nacional. Este ano, em média, foram 781 mil telespectadores os que assistiram aos jogos do Mundial em que não participou Portugal em canal aberto, contrastando com os 1,4 milhões do Mundial 2014 e os 1,3 milhões do Euro 2016. Face a este histórico, acabou por ser o Mundial 2018 a competição internacional menos vista, justificado pelos horários de transmissão de alguns jogos (entre as 11h e as 16h) não serem favoráveis à visualização no lar. Também a eliminação nos oitavos de final da Equipa das Quinas da competição foi uma das razões para a diminuição de audiências, uma vez que o interesse dos portugueses pela competição diminuiu.
De referir também que no Mundial 2018, os jogos da Seleção Nacional tiveram uma audiência média de 2,8 milhões de telespectadores, tendo sido o jogo Irão x Portugal o mais visto de toda a competição. Em termos de share, as transmissões dos jogos de Portugal tiveram em média 75%, contrastando com os 32% de share nos restantes jogos da competição.
No Euro 2016 foi o jogo da meia final entre Portugal e País de Gales e no Mundial 2014, o jogo EUA x Portugal foi a partida mais vista.