Jogos de Portugal com uma audiência média de 2,8 milhões

A França levantou pela segunda vez na sua história o troféu de campeã do Mundo, nesta que foi a 21ª edição do Mundial de Futebol, realizado na Rússia. Entre 14 de junho e 15 de julho foram disputados 64 jogos, num total de 100 transmissões televisivas partilhadas pela RTP1 (28 jogos), SIC (8 jogos), Sport TV1 (56 jogos) e Sport TV2 (8 jogos).

No comparativo das audiências entre o Mundial 2014 e 2018 e Euro 2016, verifica-se que os jogos em que participa Portugal são os mais vistos face aos restantes. Contudo, nesta edição do Mundial, observa-se um decréscimo de audiências nos três indicadores representados no gráfico, principalmente quando não joga a Seleção Nacional. Este ano, em média, foram 781 mil telespectadores os que assistiram aos jogos do Mundial em que não participou Portugal em canal aberto, contrastando com os 1,4 milhões do Mundial 2014 e os 1,3 milhões do Euro 2016. Face a este histórico, acabou por ser o Mundial 2018 a competição internacional menos vista, justificado pelos horários de transmissão de alguns jogos (entre as 11h e as 16h) não serem favoráveis à visualização no lar. Também a eliminação nos oitavos de final da Equipa das Quinas da competição foi uma das razões para a diminuição de audiências, uma vez que o interesse dos portugueses pela competição diminuiu.

De referir também que no Mundial 2018, os jogos da Seleção Nacional tiveram uma audiência média de 2,8 milhões de telespectadores, tendo sido o jogo Irão x Portugal o mais visto de toda a competição. Em termos de share, as transmissões dos jogos de Portugal tiveram em média 75%, contrastando com os 32% de share nos restantes jogos da competição.
No Euro 2016 foi o jogo da meia final entre Portugal e País de Gales e no Mundial 2014, o jogo EUA x Portugal foi a partida mais vista.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

Irão x Portugal foi o programa mais visto do ano

O jogo entre Irão x Portugal, transmitido na RTP1, e que confirmou a passagem da Equipa das Quinas à fase seguinte do Mundial, foi a partida mais vista do Mundial 2018, registando uma audiência média de 3,1 milhões de telespectadores e um share de 75.9%. O jogo que ditou o afastamento da Seleção Nacional frente ao Uruguai foi o 2º mais visto, tendo uma audiência total de 4,4 milhões de telespectadores e um share de 75.5%

A completar o Top 3 de jogos mais vistos está o jogo de estreia da Seleção Nacional frente à Espanha. O empate a três bolas entre países vizinhos teve uma audiência média de 2,8 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 72.5%.
Já o jogo da final, que opôs a França à Croácia, foi o 5.º jogo com audiência média mais elevada, sendo acompanhado por uma média 1,5 milhões e um share de 52.2% para a estação pública no horário do jogo. De destacar a presença de três jogos da Croácia e outros tantos da Bélgica neste Top 10, acabando por ser as seleções que conquistaram os telespectadores portugueses.


No detalhe dos jogos mais vistos no canal de subscrição Sport TV1, destaque para o encontro Brasil x Suíça que registou uma audiência média de 131 mil telespectadores, correspondendo um share de 4.5%. Seguiu-se a partida entre o Irão x Espanha (audiência média de 113 mil) e o jogo dos oitavos de final entre a Colômbia e a Inglaterra (audiência média de 102 mil).

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

Aumento do share de audiências pela RTP1 no período do Mundial não foi suficiente para ultrapassar canais concorrentes

No período da competição (entre 14 de junho a 15 de julho), a RTP1 observou um incremento de +1.8 pontos percentuais no seu share de audiências face à média do mês de maio. A transmissão de 28 jogos do Mundial, permitiram à estação pública aumentar o seu share e ganhar terreno face às estações concorrentes. Contudo, não foi suficiente para ultrapassá-las. A SIC, com a transmissão de 8 jogos da competição (incluindo um de Portugal) totalizou 17.6% no acumulado da competição. A estação de Carnaxide diminuiu -0.6 pontos percentuais no seu share de audiências face à média do mês de maio, justificado pelo menor número de jogos transmitidos face à RTP1. A TVI, mesmo ficando de fora da transmissão dos jogos do Mundial, conseguiu manter a liderança no universo dos canais em sinal aberto, com um share de 21.8%.

Por sua vez, a Sport TV1 conseguiu aumentar o seu share em +0.3 pontos percentuais face à média do mês de maio, na sequência da emissão exclusiva de 20 jogos, totalizando 0.6% no período do Mundial.

No evolutivo do share no período do Mundial, é visivel o impacto nas audiências nos dias em que Portugal jogou, com os canais que transmitiram os jogos a aumentarem o seu share, liderando as audiências desse dia. Foram de resto estes os únicos dias em que a SIC e a RTP1 conseguiram ultrapassar a TVI na liderança em FTA, exceções para os dias 27 de junho, em que a SIC liderou neste indicador em virtude da transmissão do jogo Sérvia x Brasil, sendo o programa com o maior share do dia e no dia 7 de julho em que a RTP1 se destacou com a transmissão do jogo dos quartos de final entre Rússia x Croácia. Já no último jogo da competição, a RTP1 não conseguiu superar o share da estação líder.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

Perfil do telespectador português nos jogos do Mundial 2018 transmitidos em sinal aberto vs. Jogos genéricos de Futebol em canal aberto


O perfil do telespectador nos jogos de Portugal no Mundial 2018 foi mais transversal em termos de género e idade, quer face aos restantes jogos do campeonato do Mundo, quer no comparativo com as transmissões de jogos de futebol de outras competições.
Já os jogos em que a Seleção Nacional não participa tem revelado um perfil mais masculino e mais velho, tendo um posicionamento semelhante ao perfil dos telespectadores mais em linha com o das transmissões genéricas de jogos de futebol em canal aberto.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto