IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

França x Bélgica (1 - 0) | 10-07-2018 | 19H00

O primeiro jogo das meias finais do Mundial 2018 opôs a França à Bélgica. Os gauleses venceram por uma bola a zero e chegam assim a mais uma final de uma grande competição internacional. Mais de três milhões de portugueses viram o encontro que foi transmitido em direto na RTP1, onde assistiram, em média 1,5 milhões de telespectadores, com um share de 44,5%. Esta partida entrou diretamente no Top 5 de jogos mais vistos da competição, ficando apenas atrás dos jogos de Portugal.

A Sport TV1 transmitiu em simultâneo o jogo entre belgas e gauleses, mas registou uma audiência bastante inferior à média, em virtude da transmissão da partida em sinal aberto. O canal de subscrição verificou uma audiência média de 34 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 1.1%

Face à transmissão do jogo das meias finais do Mundial entre França x Bélgica, a RTP1 conseguiu aumentar o seu share de audiências em +3.6 pontos percentuais face à média do mês de maio e +1.9 pontos percentuais face à média do mês de junho, totalizando neste dia 18.2% de share. Superou a SIC mas não foi suficiente para ultrapassar a TVI, que manteve a liderança no universo dos canais FTA.

A Sport TV1 mantendo o seu share de audiências em linha com a média do mês de maio, decrescendo -2 pontos percentuais face à média do mês de junho, em virtude da estação pública emitir o encontro em sinal aberto.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 3,0 milhões
Audiência Média(#):1,5 mil
Audiência Média(%): 15.0
Share(%): 44.5


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#):111 mil
Audiência Média(#): 34 mil
Audiência Média(%): 0.3
Share(%): 1.1

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial 2018

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


Na análise minuto-a-minuto do jogo que qualificou a França para a Final, observa-se que no primeiro tempo assistiram à partida, em média, cerca de 1,2 milhões de telespectadores (41.2% de share), contrastando com os 1,8 milhões da segunda parte (48.0% de share). O golo apontado por Umtiti acrescentou interesse crescente, com o pico máximo de audiências a registar-se momentos antes do apito final, onde 2,2 milhões assistiram ao apuramento oficial da equipa francesa.

Audiências minuto-a-minuto | França x Bélgica


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O perfil do telespectador nesta partida referente às meias finais da competição, transmitida pela RTP1 foi na sua maioria masculino e com uma idade superior a 45 anos.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

A NOS foi a marca que mais investiu a valores tabela no primeiro jogo das meias finais entre a França e a Bélgica, perfazendo um total de 33% face ao total investido nos breaks deste jogo. As marcas Continente e GALP (marcas patrocinadoras da Seleção Portuguesa) também figuram entre as que mais investiram.

As marcas presentes no Top 10 totalizam 76% do total do investimento realizado para este jogo a valores tabela.

Top 10 Marcas

Jogo França x Bélgica - RTP1


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo França x Bélgica na RTP1.