Rússia recebe 21º Mundial de Futebol entre 14 de junho e 15 de julho

A Rússia recebe pela primeira vez um Mundial de Futebol. Nesta edição, Seleções com grande historial em competições internacionais como a Itália e a Holanda não vão fazer parte do lote das 32 equipas presentes na fase final. Surpresas à parte, a Seleção Portuguesa, número quatro do Ranking FIFA, já aterrou em terra de czares, pretendendo renovar as esperanças dos Portugueses e provar se foi ou não golpe de sorte ter vencido o Campeonato Europeu de Futebol em 2016.

A fase de preparação do Mundial tem captado o interesse dos telespectadores, com os jogos de preparação a destacarem-se no TOP dos programas mais vistos pelos portugueses, no acumulado do ano, com um perfil transversal tanto em termos de género como etário, o que se diferencia ligeiramente de um jogo de futebol de outro tipo de competição. Os jogos da seleção são vistos tanto por homens como mulheres, com idades desde os mais jovens aos mais velhos. E é esta transversalidade que acaba por ser um incentivo para as marcas, que aproveitam o interesse do público para reforçar o apoio à Seleção através de campanhas relacionadas, quer de forma direta pelos patrocinadores oficiais do evento, quer das restantes marcas de diferentes categorias que aproveitam o momento para captar a atenção dos consumidores.

Zabivaka, a mascote do Mundial FIFA 2018

Retrospetiva das audiências televisivas nas últimas grandes competições de futebol

Em 2014, ano de Mundial no Brasil, a RTP1 ganhou terreno face às estações concorrentes. Contudo, a fraca prestação da Equipa das Quinas fez com que as audiências dos jogos desta competição fossem diminuindo, voltando apenas a aumentar nas últimas fases decisivas. De destacar o impacto dos jogos da Seleção Nacional, esses sim, capazes de disparar as audiências. O jogo entre EUA x Portugal foi o que maior destaque obteve nesta competição, com mais de 3 milhões e meio de telespectadores a que correspondeu um share acima dos 79% . O jogo terminou empatado a duas bolas colocando em causa as aspirações portuguesas.

Já no Europeu de França, em 2016, a RTP1 foi também o único canal de televisão aberto a transmitir os jogos da competição, que no final culminou com a consagração inédita de Portugal como Campeão da Europa. Durante o período da competição, a RTP1 aproximou os seus valores de share da TVI. A prestação da equipa foi aumentado o entusiasmo e as audiências em torno da competição, em especial os decisivos para a equipa nacional, culminando com uma performance histórica tanto para a Seleção, como para a estação pública.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

RTP1 e SIC partilham direitos de transmissão dos jogos de Portugal em sinal aberto

A RTP1 vai transmitir o primeiro e o último jogo da fase de grupos, enquanto a estação de Carnaxide assegura a transmissão do segundo jogo da Seleção Nacional. A estação pública mantém ainda assim a exclusividade da grande maioria dos jogos do Campeonato, em particular os da Seleção Nacional.

Nas últimas grandes competições internacionais (Mundial 2014 e Europeu 2016), foi notório o crescimento das audiências durante os jogos em que participou a Equipa das Quinas.

O Euro 2016 foi o expoente máximo comparativamente ao Mundial 2014, em virtude da progressão da equipa portuguesa na competição, contrastando com uma performance menos favorável aquando o Campeonato do Mundo no Brasil. De destacar também as audiência genericamente baixas nos jogos em que não participou a Seleção Nacional, revelando um menor interesse por parte dos portugueses no desenrolar do evento.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

Jogos de preparação da Seleção Nacional fazem disparar audiências

A caminhada final para a Rússica começou no dia 22 de maio com a concentração da equipa na Cidade do Futebol. Nessa trajetória, a equipa orientada por Fernando Santos realizou três jogos: dois empates e uma vitória, alcançada na última partida. As expetativas após estes jogos são positivas e os portugueses crêm numa boa prestação da Equipa das Quinas.

Os três jogos de preparação foram transmitidos pela RTP1. Jogo a jogo, foi notório o aumento do interesse por parte dos portugueses, que começam a sentir o entusiamo pela competição.
A primeira partida aconteceu no dia 28 de maio frente à seleção Tunisina, no Estádio Municipal de Braga. O empate a duas bolas foi visto por 1,6 milhões de portugueses .

Face ao share registado no mês de maio, é já notório o crescimento da RTP1 nos dias em que transmite jogos da Seleção Nacional. A partir do segundo jogo de preparação, realizado na Bélgica, a estação pública liderou em termos de share. Neste dia, mais de 1,7 milhões de portugueses assistiram ao jogo que terminou empatado sem golos.

Já o último jogo de preparação bateu recordes e dominou as audiências do dia 7 de junho. O jogo disputado no Estádio da Luz culminou com uma vitória contundente por 3-0 frente à seleção Argelina, entrando diretamente para o 2º programa mais visto do ano, atingindo mais de 2 milhões de telespectadores , a que correspondeu um share de 43% .

Top de programas ordenado de acordo com Audiência Média (‘000)


Elaborado por Mediabrands/Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: Total FTA+PayTV; Alvo: Universo (+4 anos).
Tipologia de audiência: visionamento em Direto