IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: SIC E SPORT TV1

Portugal x Marrocos (1 - 0) | 20-06-2018 | 13H00


Mais de 3,5 milhões de portugueses assistiram à primeira vitória da Seleção Portuguesa no Mundial 2018, numa vitória conseguida pela margem mínima frente à Seleção de Marrocos. A equipa comandada pelo capitão Cristiano Ronaldo até entrou bem com um golo logo ao minuto 4'. Contudo, a seleção africana galgou terreno e foi-se aproximando da baliza de Rui Patrício, dominando a partida até ao apito final.
A vitória da Seleção Nacional foi transmitida na SIC e registou uma audiência média de 2,2 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 76%. Esta partida entrou diretamente no Top dos mais vistos da competição, logo atrás do jogo de estreia, ainda que tenha sido realizada num horário atípico que condiciona a visualização do consumo no lar.



A vitória de Portugal sobre Marrocos proporcionou à SIC o maior share do ano entre os canais de sinal aberto. No dia 20, registou um share de 29%, o que significa um aumento de +10.8 pontos percentuais face à média do mês de maio. Este é um registo histórico para a estação de Carnaxide que alcançou a liderança do dia e observou um share superior de mais 10 pontos percentuais vs. o canal concorrente, TVI. Já em termos de audiência média, ficou abaixo do jogo de estreia da Seleção, o que se justifica pela hora de transmissão do jogo.

A partida foi transmitida em simultâneo pela Sport TV1 e foi assistida, em média, por 58 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 2%.




Período do jogo SIC:
Audiência Total(#): 3,5 milhões
Audiência Média(#): 2,2 milhões
Audiência Média(%): 22.7
Share(%): 76


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 91 mil
Audiência Média(#): 58 mil
Audiência Média(%): 0.6
Share(%): 2

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial 2018

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

Evolutivo Share de Canais | 14 a 20 de junho 2018


MINUTO-A-MINUTO: SIC

Pico de audiências deu-se na primeira parte

Portugal alcançou uma vitória sofrida frente à Seleção de Marrocos, com o único golo da partida visto em média por 2,2 milhões de portugueses, no lar. Já na partida frente à Espanha, o capitão da Seleção Nacional tinha marcado no mesmo minuto, mas nesse jogo, o golo foi visto por 2,3 milhões. A 2.ª parte teve uma audiência média inferior, no entanto registou um share mais elevado vs. a 1.ª parte.

Audiências minuto-a-minuto | Portugal x Marrocos


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

COMPARATIVO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO

A transmissão do jogo Portugal x Marrocos ficou abaixo no comparativo com as últimas grandes competições, pela hora de transmissão. O jogo EUA x Portugal do Mundial 2014 foi visto, em média, por 3,7 milhões de portugueses, ao contrário da partida realizada no dia de ontem, que contou com uma audiência média de 2,2 milhões de telespectadores. Ainda assim, e termos de share, superou o jogo da 2ª jornada da Fase de Grupos do Euro 2016.

Comparativo com campeonatos anteriores em canal aberto


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: SIC



O segundo jogo da Equipa das Quinas no Mundial 2018 teve um público mais transversal, comparativamente aos restantes jogos de futebol transmitidos em sinal aberto. Este perfil heterogéneo contrasta com os restantes jogos visionados, que registaram um perfil habitualmente mais masculino e ligeiramente mais velho.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

McDonald's, patrocinadora oficial da competição, foi a marca que mais investiu nos breaks publicitários do jogo da Seleção Portuguesa que a SIC transmitiu em direto. As patrocinadoras oficiais da Seleção Nacional, GALP e MEO, completam o TOP 3.
De referir que as 10 marcas que mais investiram nos breaks publicitários desta partida perfazem um total de 36% do total do investimento publicitário a valores tabela.

Top 10 Marcas

Jogo Portugal x Marrocos- SIC


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x Marrocos na SIC.