IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Uruguai x Portugal (2 - 1) | 30-06-2018 | 19H00


A Seleção Nacional despediu-se do Mundial 2018 após ter sido derrotada por 2-1 frente à Seleção do Uruguai, no segundo jogo dos oitavos-de-final da competição. No dia 30 de junho, cerca de 4,4 milhões de portugueses assistiram na RTP1, pelas 19 horas, ao último jogo de Portugal neste Mundial. Durante os 90 minutos estiveram sintonizados, em média, 2,9 milhões de telespectadores. Isto é, cerca de 75.5% das pessoas que estavam a assistir televisão no lar, posicionando-se como o segundo jogo mais visto de toda a competição, não superando o último jogo de Portugal na Fase de Grupos, frente ao Irão.


O encontro que ditou o afastamento da Equipa das Quinas foi transmitido em simultâneo pela Sport TV1 e registou uma audiência média de 39 mil telespectadores e um share de 1%.

O jogo que ditou a eliminação da Seleção Nacional do Mundial 2018 foi transmitido em sinal aberto, e permitiu à RTP1 bater o record de audiências do ano em termos de share, ultrapassando a SIC, que tinha alcançado este “título” após a transmissão do jogo Portugal x Marrocos. A partida alavancou o share da RTP1 em +14.7 pontos percentuais, face à média do mês de maio, atingindo um total de 29.3%.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 4,4 milhões
Audiência Média(#): 2,9 milhões
Audiência Média(%): 30.1
Share(%): 75.5


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 80 mil
Audiência Média(#): 39 mil
Audiência Média(%): 0.4
Share(%): 1.0

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial 2018

Evolutivo Share de Canais
Período do Mundial | 14 de junho a 01 de julho


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


No detalhe ao minuto do último jogo da Seleção Nacional no Mundial 2018, verifica-se que os portugueses estiveram atentos à transmissão da partida, uma vez que no minuto a que se deu o apito inicial, já estavam sintonizados na RTP1 dois milhões de telespectadores. A audiência média, durante a primeira parte, esteve em crescendo, onde 73.5% das pessoas que estavam a assistir televisão no lar estavam a ver o jogo. Na segunda parte, a expetativa foi aumentando, com 3,3 milhões a seguir os restantes golos da partida. O pico máximo deu-se momentos antes do apito final (3,5 milhões de telespectadores), quando a esperança dos portugueses foi testada pelos últimos lances de perigo, junto à baliza do Uruguai, terminando com o adeus da Campeã Europeia de Futebol no Mundial.

Audiências minuto-a-minuto | Uruguai x Portugal


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

COMPARATIVO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO


No comparativo de audiências entre os jogos de Portugal nas fases mais avançadas de uma competição internacional, o jogo entre Uruguai x Portugal mantem-se em linha com o jogo realizado na mesma fase no Euro 2016 frente à Croácia, registando-se apenas uma ligeira diminuição em termos de audiência média. Também no que toca ao share a performance foi idêntica, com ambos os jogos com dias e horários semelhantes.

Comparativo com campeonatos anteriores em canal aberto


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O derradeiro jogo da Seleção Nacional no Mundial 2018 manteve um público mais transversal, comparativamente aos restantes jogos de futebol transmitidos em sinal aberto. Este perfil heterogéneo contrasta com os restantes jogos visionados, que registaram um perfil habitualmente mais masculino e ligeiramente mais velho.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

A NOS foi a marca que mais investiu a valores tabela no jogo dos oitavos-de-final entre o Uruguai e a Seleção Nacional, perfazendo um total de 19% face ao total investido nos breaks deste jogo. As marcas Continente, MEO e Placard (marcas patrocinadoras da Seleção Portuguesa) também figuram entre as que mais investiram. De destacar também a presença da Hyundai, marca que patrocina a competição.

Top 10 Marcas

Jogo Uruguai x Portugal - RTP1


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Uruguai x Portugal na RTP1.