IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Irão x Portugal (1 - 1) | 25-06-2018 | 19H00


A Seleção Portuguesa carimbou a passagem aos oitavos-de-final do Mundial 2018 após um empate a uma bola contra a Seleção do Irão. Cerca de 5 milhões de portugueses vibraram com o golo de trivela apontado por Ricardo Quaresma, mesmo antes do intervalo. A RTP1 transmitiu o jogo em sinal aberto e registou uma audiência média de 3,1 milhões de telespectadores. Isto significa que cerca de 76% das pessoas que estavam a ver televisão no lar viram o jogo que qualificou a Equipa das Quinas para a próxima fase. Com estas audiências, este jogo subiu automaticamente para a primeira posição no ranking de jogos mais vistos da competição.

A partida foi transmitida em simultâneo na Sport TV1, tendo uma audiência média de 58 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 1.3%. Na próxima fase, Seleção Portuguesa vai defrontar o Uruguai. A RTP1 já garantiu a transmissão do jogo, que se realiza no próximo sábado, às 19 horas. Já a Seleção Iraniana, de Carlos Queiroz, foi eliminada do Mundial 2018.

De referir também que a RTP1 foi líder em termos de share no dia 25 de junho. A transmissão do jogo que qualificou Portugal para a fase seguinte do Mundial foi o programa mais visto do ano e alavancou as audiências da estação pública ultrapassando as estações concorrentes SIC e TVI. Com um share total dia de 28.7%, a RTP1 subiu 14.1 pontos percentuais face à média do mês de maio. Relativamente à SIC, mesmo transmitindo o jogo Uruguai x Rússia não conseguiu aumentar o seu share diário, justificado pelo horário de transmissão da partida coincidir com o horário laboral de muitos portugueses.
De referir ainda que a Sport TV1 aumentou 0.2 pontos percentuais face à média do mês de maio, registando um share total de 0.5%.



Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 4,9 milhões
Audiência Média(#): 3,1 milhões
Audiência Média(%): 32.2
Share(%): 75.9


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 153 mil
Audiência Média(#): 58 mil
Audiência Média(%): 0.6
Share(%): 1.3

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial 2018

Evolutivo Share de Canais - Período do Mundial | 14 a 25 de junho


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Irão x Portugal na RTP1.

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


O jogo transmitido pela RTP1 foi agarrando cada vez mais telespectadores ao televisor à medida que o jogo se desenrolava. Na primeira parte, o pico máximo deu-se no momento em que Ricardo Quaresma rematou de trivela para o fundo das redes da baliza iraniana. Já na segunda parte, o pico máximo ocorreu momentos antes do apito final, onde perto de 4 milhões de portugueses sofreram com o golo de penalti apontado pelo iraniano Ansarifard ao minuto 90+3’.

Audiências minuto-a-minuto | Irão x Portugal


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

COMPARATIVO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO


No comparativo de audiências entre os jogos da 3.ª jornada da Fase de Grupos das últimas grandes competições internacionais, o jogo Irão x Portugal ficou em linha em termos de share com o jogo Húngria x Portugal. O jogo Irão x Portugal atingiu uma audiência média superior às restantes, justificada pelo horário de transmissão do jogo. Com uma audiência média de 3,1 milhões, este jogo ficou acima do último jogo português no Mundial 2014, que observou uma audiência média de 2,5 milhões de telespectadores.

Comparativo com campeonatos anteriores em canal aberto


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O terceiro jogo da Seleção Nacional no Mundial 2018 teve um público mais transversal, comparativamente aos restantes jogos de futebol transmitidos em sinal aberto. Este perfil heterogéneo contrasta com os restantes jogos visionados, que registaram um perfil habitualmente mais masculino e ligeiramente mais velho.

Perfil do Jogo vs População



Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Nos breaks publicitários do último jogo da fase de grupos para a Equipa das Quinas, as marcas patrocinadoras da Seleção Nacional Continente e MEO posicionaram-se na segunda e quinta posição, respetivamente. Estas perfizeram um total de 17% do total do investimento publicitário a valores tabela. De destacar também a presença da Hyundai, marca patrocinadora oficial da competição.

Top 10 Marcas

Jogo Irão x Portugal - RTP1


Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto