Jogos de Portugal lideram ranking de audiências

No dia 14 de junho deu-se início a mais um Mundial de Futebol. Este ano, a Rússia acolheu as 32 Seleções que chegaram determinadas a retirar o título à Alemanha, atual campeã do mundo. O jogo de abertura decorreu no dia 14, entre a Rússia x Arábia Saudita. A goleada infligida pela equipa da casa à Arábia Saudita (5-0) foi vista, em média, por 506 mil telespectadores. Desde então, já foram disputados 48 jogos durante a fase de grupos e a tendência em termos de audiência é notória entre as audiências dos jogos da Seleção Nacional vs. as restantes equipas. Ainda assim, e em termos de audiência média, as audiências dos jogos de Portugal diminuíram ligeiramente comparativamente às últimas grandes competições internacionais de futebol.

Neste Mundial, cerca de 2,7 milhões de portugueses tem acompanhado o percurso da Seleção Nacional, quando no Euro 2016, foram perto de 2,8 milhões os que viram os três empates que qualificaram Portugal para a fase seguinte e 2,9 milhões viram a precoce eliminação de Portugal na Fase de Grupos no Mundial de 2014.

Esta tendência é também verificada na audiência dos jogos em que não participa a equipa das Quinas. No Mundial 2014, a audiência média dos jogos em que não participou Portugal era de 1,2 milhões de telespectadores. Já em 2018, a audiência média não ultrapassou os 661 mil.
Uma justificação possível para estes resultados passa pelo horário de transmissão de muitos jogos desta competição, uma vez que vários encontros da Fase de Grupos tiveram início às 13, 15 e 16 horas, não sendo favorável à sua visualização no lar.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

Irão x Portugal foi o programa mais visto de 2018

O jogo entre Irão x Portugal, transmitido na RTP1, e que confirmou a passagem da Equipa das Quinas à fase seguinte do Mundial, foi a partida do Mundial 2018 mais vista até ao momento, registando uma audiência média de 3,1 milhões de telespectadores. O jogo de estreia de Portugal x Espanha foi transmitido também pela RTP1 e alcançou uma audiência média de 2,8 milhões de telespectadores. A fechar o TOP3 de programas mais vistos está o segundo jogo da Seleção Nacional frente a Marrocos, transmitido pela SIC. Embora a hora da transmissão deste jogo não tinha sido favorável para o visionamento no lar, este acabou por ser o terceiro jogo mais visto pelos telespectadores (audiência média de 2,2 milhões de telespectadores), tendo sido o encontro com o maior share da competição (76%). De destacar a presença de dois jogos das equipas de Inglaterra e da Sérvia no TOP10 dos mais vistos.

A liderar a tabela entre os jogos transmitidos pelo canal de subscrição Sport TV1 está o encontro Brasil x Suíça, que registou uma audiência média de 131 mil telespectadores, correspondendo um share de 4.5%, seguindo-se a partida entre o Irão x Espanha (audiência média de 113 mil) e Argentina x Croácia (audiência média de 92 mil).

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos); Top de programas ordenado por Audiência Média (‘000).
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

RTP1 e SIC aumentam o seu share no período da Fase de Grupos do Mundial

A RTP1 e a SIC dividiram a transmissão dos jogos da Fase de Grupos do Mundial 2018 em sinal aberto. A RTP1 transmitiu no total desta primeira fase 18 jogos e a estação de Carnaxide 7. Ambos os canais verificaram um aumento no seu share, beneficiando da transmissão dos jogos da fase de grupos.

Desde o início da competição até ao fim da fase de grupos (de 14 a 28 de junho) a RTP1 viu o seu share crescer +2.2 pontos percentuais face à média do mês de maio, totalizando um acumulado de 16.8%, enquanto a SIC apenas aumentou +0.5 pontos percentuais, observando um total de 18.7%.

No evolutivo do share no período do Mundial, é visivel o impacto nas audiências nos dias em que Portugal joga, com os canais que transmitiram os jogos a aumentarem o seu share, liderando as audiências desse dia. Foram de resto estes os únicos dias em que a SIC e a RTP1 conseguiram ultrapassar a TVI na liderança em FTA, exceção feita ao dia 27 de junho, em que a SIC também liderou neste indicador em virtude da transmissão do jogo Sérvia x Brasil, sendo o programa com o maior share do dia.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto

Publicidade durante a fase de grupos

A marca Continente, patrocinadora oficial da Seleção Nacional, foi a que mais investiu nos breaks publicitários dos jogos da Fase de Grupos do Mundial 2018, representando um peso de 10% face ao investimento total a valores tabela, desde o arranque da competição. Esta não é a única marca patrocinadora oficial da Seleção Nacional presente no TOP10, uma vez que MEO, GALP e PLACARD, também figuram nesta tabela. As marcas que patrocinam a Equipa das Quinas, presentes neste TOP10, totalizam um peso de 21% face ao investimento total a valores tabela. Nota para o fcato de neste ranking estar presente apenas uma marca patrocinadora oficial do evento Mundial 2018, a FIFA.

De referir também que o TOP10 de marcas que mais investiu em valores tabela nos breaks publicitários nos jogos da Fase de Grupos do Mundial, representam 48% do total do mercado publicitário.

Top 10 Marcas - Fase de grupos | RTP1 e SIC

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários dos jogos da fase de grupos na RTP1 e SIC.

Perfil do telespectador português nos jogos do Mundial 2018 transmitidos em sinal aberto vs. Jogos genéricos de Futebol em canal aberto

O perfil do telespectador nos jogos de Portugal no Mundial 2018 tem sido mais transversal em termos de género e idade, quer face aos restantes jogos desta competição, quer no comparativo com as transmissões de jogos de futebol de outras competições.

Já os jogos em que a Seleção Nacional não participa tem revelado um perfil mais masculino e mais velho, tendo um posicionamento semelhante ao perfil dos telespectadores mais em linha com o das transmissões genéricas de jogos de futebol em canal aberto.

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: visionamento em Direto